top of page

Represa do Rio Grande

ESTAÇÃO FÉRREA / CIPÓ / PONTE DE FERRO

 

O Cipó é um Bairro Rural de Sacramento às margens da Represa da Usina de Jaguara, no Rio Grande. Lugar de beleza ímpar e natureza exuberante abriga vários ranchos e a antiga Estação Ferroviária.

Turismo Natural

Sacramento é uma cidade abençoada pela natureza exuberante, cercada de rios e córregos, que oferece aos visitantes deliciosos momentos de prazer e bem-estar.
A seguir você encontra diversas opções de passeios ecológicos.

 

Você pode contratar a Maritaca Turismo para todos os destinos abaixo. Consulte no site: http://www.maritacaturismo.com.br/site/pt-br/

Há a possibilidade de acampar na região, e em vários pontos pode-se tomar banho na represa. Aqui é realizada a Procisão Fluvial de Nossa Senhora Aparecida.

Cachoeiras

Sacramento tem mais de 220 cachoeiras catalogadas.

Recomendamos a contratação de um guia, para visitação a algumas em propriedades particulares, é cobrada uma pequena taxa.

 

Gruta dos Palhares

É a maior Gruta de Arenito Botucatu das Américas, possui 450 metros de profundidade e 22 metros de altura. Foi descoberta em meados do Século XIX e abriga diversas espécies de pássaros característicos da região. Por segurança, a visitação é permitida somente nas duas primeiras cavidades, a exploração das demais só são possíveis mediante autorização especial.

Uma imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística localizada em uma das cavidades da Gruta recebe fiéis durante todo o ano, com demonstrações de amor e fé.

À frente da Gruta existem instalações de uso público, com piscinas, parque infantil, restaurante e bar.

A visita é de fácil acesso, a apenas 10 km do centro da cidade, pela Rodovia Municipal Antenor Duarte Vilela, toda asfaltada.

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem 71.525 hectares demarcados e é parte do território de 3 municípios: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de Minas Gerais.

As altitudes variam entre 900 e 1.496 (torre da Serra Brava) e a vegetação predominante são os campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas e surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite.

Aqui está localizada a nascente do Rio São Francisco, nascente essa que é a principal de toda a extensão do rio de 2.700 km. O "Velho Chico" é o maior rio totalmente brasileiro, e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe e em grande parte de sua extensão é navegável.

Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "velho Chico". 

A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica.

É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o pato mergulhão e o tatu-canastra, que dá nome ao Parque.

 

Quer saber como chegar?

A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, que tem 4 acessos: são as portarias instaladas em São Roque de Minas (8 km da cidade), nos distritos de São José do Barreiro (9 km) e São João Batista (1 km) e em Sacramento (65 km da cidade). Os acessos via Sacramento e São João Batista são por longas estradas de terra, que podem ficar precárias na época das chuvas. Por São José do Barreiro, o trecho de terra é mais curto (22 km) e por São Roque de Minas são apenas 8 km. Por São José do Barreiro, o visitante tem acesso direto à parte de baixo da Cachoeira Casca D'Anta, a maior atração da Canastra. Por São Roque de Minas, fica mais fácil chegar à parte alta do Parque Nacional, onde estão a nascente do rio São Francisco e a parte de cima da Cachoeira Casca D’Anta (há uma trilha até a parte de baixo e vice-e-versa).  

bottom of page